Como é feita uma avaliação de imóveis ?

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
como e feita uma avaliacao de imoveis

como e feita uma avaliacao de imoveis

Como é feita uma avaliação de imóveis? Confira neste artigo!

Se você está pensando em comprar ou vender um imóvel de qualquer tipo: casas, terrenos, apartamentos, entre outros, não pode deixar de saber da importância de uma boa avaliação de imóveis para uma negociação bem sucedida. Com esse procedimento, é possível descobrir qual o valor de mercado e muitas outras informações muito importantes acerca do imóvel.

O valor mercadológico da propriedade corresponde ao valor que o mercado está disposto a pagar pelo imóvel. Saber dessa informação é uma grande vantagem e evita que tanto o comprador quanto o vendedor acabem fazendo um mau negócio.

ptam parecer tecnico de avaliacao mercadologica

Porém, apenas profissionais devidamente autorizados podem realizar uma avaliação de imóveis e emitir o laudo de avaliação de imóveis (laudo pericial). Esses são os peritos e avaliadores de imóveis.

O laudo de avaliação de imóveis é o documento que contém o valor mercadológico do imóvel calculado por esses profissionais. Nele também estão todos os detalhes relevantes sobre o imóvel, que foram analisados pelo perito ou avaliador de imóveis e considerados durante o cálculo do valor final da propriedade.

Esse documento é de extrema importância não só para vendedores e compradores, mas também para os mais diversos processos judiciais. Então, quer saber como é feita uma avaliação de imóveis? É só continuar lendo!

Para que serve o laudo de avaliação imobiliária?

O laudo de avaliação de imóveis, ou laudo pericial, contém o valor de mercado de uma propriedade, determinado pelo profissional responsável. Precisa-se desse documento em muitas situações, como, por exemplo:

  • Operações de compra e venda de imóveis;
  • Aluguéis;
  • Desapropriações;
  • Processos judiciais relacionados ao imóvel;
  • Partilhas de bens;
  • Garantias bancárias;
  • Assistência técnica em perícias judiciais e extrajudiciais;
  • Determinar valores para seguros;
  • Planejamentos tributários;
  • Determinar valores para seguros;
  • Reavaliação de ativo imobilizado;

Apesar disso, esse laudo também é muito útil em negociações diretas. O comprador poderá ter a certeza de que irá pagar um valor justo pelo imóvel. Da mesma forma, o vendedor saberá exatamente quais os fatores que valorizam o seu imóvel, e qual o valor certo para fazer o melhor negócio possível.

Como é feita uma avaliação de imóveis?

como se contrata uma avaliacao de imoveis

Para realizar a avaliação de imóveis é preciso ser um profissional registrado no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) e possuir o COFECI como órgão regulamentador, na resolução 1.066/07. O laudo pericial, por ser um documento com valor legal, utilizado em processos judiciais, deve ser emitido por um avaliador que tenha a qualificação necessária.

Vale lembrar que as informações analisadas pelo avaliador e que estão contidas no laudo de avaliação de imóveis são uma poderosa ferramenta de negociação para ambas as partes.

Por ser tão importante, o profissional que for realizar essa avaliação e emitir um laudo pericial deve ter todos os conhecimentos específicos para garantir um trabalho confiável e autêntico.

Um desses conhecimentos é o das Normas ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3, 14.653-4). Essas normas são responsáveis por ditar como devem ser realizadas as avaliações de imóveis em todo o território nacional. Além disso, elas também regulamentam como o laudo de avaliação deve ser feito.

Segundo as regras da ABNT, o avaliador vai fazer uma análise específica de vários pontos do imóvel, como, por exemplo, os itens a seguir:

  • Localização do imóvel;
  • Documentação;
  • Parte elétrica e hidráulica;
  • Acabamento;
  • Tipo de revestimento;
  • Condição da estrutura;

Esses são alguns dos elementos considerados pelo avaliador, o que possibilita uma análise muito mais completa do que apenas verificar a área útil e a quantidade de cômodos do imóvel. Levar em conta apenas esses fatores é insuficiente e pode levar ao cálculo de um valor de mercado muito diferente do real.

Dessa forma, o avaliador de imóveis pode chegar a um valor final justo, que realmente esteja de acordo com o valor de mercado do imóvel e também emitir o laudo de avaliação mercadológica.

Como se contrata uma avaliação de imóveis?

avaliação técnica de imóveis

Agora que você já sabe a importância de uma avaliação de imóveis, deve estar se perguntando como contratar esse serviço.

Caso esteja precisando de uma avaliação em seu imóvel, seja ele uma casa, um terreno, apartamento, imóvel comercial ou industrial, por exemplo, você precisa de uma empresa que reconheça a seriedade desse trabalho.

A Nero Avaliação de Imóveis SP atua em todo o estado de São Paulo, possui experiência no ramo e fornece laudos periciais com garantia técnica. Nossos peritos imobiliários são todos profissionais competentes, devidamente credenciados ao CNAI e com os conhecimentos técnicos necessários para cumprir todas as exigências da Norma ABNT NBR 14.653. Portanto, capacitados para elaborar laudos com validade legal em processos jurídicos.

Sabemos o quanto uma avaliação de imóveis é importante para a segurança das negociações, tendo, assim, um papel fundamental para a tranquilidade de nossos clientes. Por isso, garantimos a você a total confiabilidade de nossos laudos técnicos, seja qual for o imóvel que esteja precisando de uma avaliação.

Atendemos pessoas físicas e jurídicas, bancos, instituições financeiras, leiloeiros, proprietários de carteiras imobiliárias, empresas, pessoas jurídicas de direito privado, construtoras, incorporadoras e muito mais!

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso enviando uma mensagem pelo WhatsApp; basta clicar na imagem abaixo.

Solicitar Orçamento!

Seja avisado sempre que postarmos novos Artigos aqui no Blog, além de Dicas e Promoções de nossos Cursos. (é Grátis!)

100% livre de spam. Fique tranquilo.

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Neri Avaliação de Imóveis

A Nero Avaliação de Imóveis SP é uma empresa especializada em Avaliação de Imóveis técnica, imparcial, de acordo com norma da ABNT e feita por perito avaliador de imóvel. Laudo com Validade Judicial.

Endereço São Paulo

Avenida Paulista, 726, 17º Andar, conjunto 1707 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01310-910