Qual o valor de uma avaliação de imóvel ?

Quer saber qual o valor de uma avaliação de imóvel? Para descobrir essa e outras informações sobre o assunto, basta continuar lendo!

qual o valor de uma avaliacao de imovel

Não precisa ser nenhum especialista para saber como a avaliação de imóveis tem um papel fundamental na valorização do imóvel. Até mesmo os imóveis considerados em bom estado precisam de manutenções periódicas, para detectar o que nem sempre está visível aos olhos do proprietário.

Essa é a importância de um perito avaliador de imóveis! Essa profissão é essencial não apenas para calcular um valor justo para o imóvel, mas para poupar o proprietário de muitas dores de cabeça, entre elas, a documentação incorreta ou incompleta. Apenas esse profissional está capacitado para essa tarefa, pois tem os conhecimentos técnicos e científicos para fazer uma avaliação de mercado fiel e com total imparcialidade.

Mas qual o valor de uma avaliação de imóveis? Para saber, confira abaixo!

Como é feita a avaliação de imóveis?

Mas como se faz uma avaliação de um imóvel ? A norma que determina como um imóvel é avaliado no Brasil é a Norma da ABNT NBR 14.653. É de acordo com ela que o perito calcula o valor de mercado. O profissional escolhe imóveis semelhantes ao avaliado e colhe amostras deles. Assim, torna-se possível igualar essas amostras e, enfim, calcular qual é o valor de avaliação do imóvel em questão.

Mas, então, qual seria a diferença entre uma avaliação feita por um perito avaliador de imóveis e a avaliação feita por um corretor de imóveis? Bem, existem duas diferenças principais entre a avaliação de imóveis feita por esses dois profissionais.

A imparcialidade é uma delas! O perito avaliador de imóveis não tem interesse algum em vender a propriedade avaliada. Diferentemente do corretor de imóveis. O interesse na comissão sobre a venda do imóvel é um fator que influencia diretamente na avaliação.

Outra diferença é a metodologia: o corretor de imóveis calcula o tamanho em m² e a área útil do imóvel. O problema é que alguns outros fatores sobre o imóvel podem fazer com que o valor obtido seja bem diferente do valor real.

Por sua vez, o perito avaliador de imóveis utiliza a Norma da ABNT NBR 14.653, que citamos anteriormente. Essa norma leva em conta muitos outros detalhes importantes. Assim, esse profissional é a melhor escolha para evitar que o proprietário obtenha prejuízos com suas transações imobiliárias. Entre os itens avaliados por esse profissional, estão:

  • Tipo do imóvel;

  • Área do terreno;

  • Área de construção;

  • Cidade onde o imóvel está localizado

O que é um Laudo Pericial de Avaliação?

Também chamado de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. Esse documento indica qual o valor de avaliação do imóvel, incluindo todos os dados que foram levados em conta para se chegar ao valor final da avaliação.

Para elaborar esse documento, o perito avaliador de imóveis precisa de um cálculo muito detalhado de todos os fatores que influenciam no valor final do imóvel. Podem ser informações estruturais, fatores de mobilidade urbana, tipos de infraestruturas presentes nos arredores e o valor dos imóveis semelhantes ao avaliado.

Depois disso, o profissional irá realizar alguns ajustes no valor obtido, de acordo com a condição do imóvel. Por exemplo, a proximidade dos serviços em relação ao imóvel é um dos fatores a serem considerados na avaliação de imóveis.

É importante ressaltar que o valor de avaliação de um imóvel não é o mesmo que o preço do imóvel. O valor de avaliação representa o que o mercado está disposto a pagar pelo imóvel. Já o preço do imóvel depende do que o proprietário decide cobrar pelo bem. Por isso, esses dois valores podem não ser confundidos.

Em que casos é necessária uma avaliação imobiliária?

Em vários! Os casos mais comuns nos quais a avaliação imobiliária é necessária são:

  • Determinar valores para a contratação de seguros patrimoniais;

  • Garantias bancárias;

  • Planejamento tributário;

  • Cisão ou fusão de empresas;

  • Atualização patrimonial;

  • Reestruturação societária;

  • Análise de carteira de portfólios imobiliários;

  • Determinação de valor locativo;

  • Valores para fins de gerenciamento;

  • Determinação de valor de compra e venda;

  • Determinação de valores de liquidação, seja forçada ou ordenada;

  • Determinação dos saldos de vida útil;

  • Fornecimento de novos saldos de vida remanescentes;

  • Absorção de prejuízos acumulados;

  • Disputas judiciais;

  • Inventários e partilhas;

  • Regularização imobiliária;

  • Desapropriação de bens;

  • Assistência técnica para advogados em perícias (judiciais e extrajudiciais)

  • Indenizações

  • Ações expropriatórias com a finalidade de desapropriação

Qual o valor de uma avaliação de imóvel?

valor de uma avaliacao de imovel

Afinal, qual o valor de uma avaliação de imóveis? O valor que uma única avaliação de imóveis pode alcançar depende muito do grau de complexidade envolvido e também do tipo de serviço realizado.

Por exemplo: o valor de um apartamento será menor do que o valor de um imóvel industrial de mesmo tamanho. Isso acontece porque as amostras de apartamentos são bem mais fáceis de se conseguir, pois os apartamentos são construções padronizadas e o método utilizado pelo perito para calcular o valor do imóvel é bem mais simples de ser aplicado.

Já os imóveis industriais podem pertencer a diversos tipos, como prédios administrativos, galpões e coberturas. Dentre esses tipos de construções, temos aplicados diversos padrões construtivos. Vale lembrar que a idade do imóvel e o seu estado de conservação também devem ser levados em conta.

Com isso, o trabalho do avaliador de imóveis será maior. Isso porque ele terá que usar diferentes métodos avaliativos para chegar ao valor final. Por isso, o valor desse tipo de avaliação também será mais alto.

Como contratar um avaliador de imóveis?

A avaliação de imóveis é um trabalho sério, que deve ser feito com responsabilidade e compromisso. É por isso que você deve contar com a Nero Avaliação de Imóveis SP quando precisar avaliar seu imóvel.

Nossos avaliadores são profissionais credenciados que passaram por um rigoroso treinamento. Tudo isso para garantir que as regras presentes na Norma ABNT NBR 14.653 sejam rigorosamente seguidas em nossas avaliações.

Além disso, sabemos a importância do papel da emissão de um laudo para dar tranquilidade aos envolvidos em transações imobiliárias. Por isso, também emitimos laudos validados judicialmente.

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso enviando uma mensagem pelo WhatsApp; basta clicar na imagem abaixo.

Clique aqui p/ Solicitar Orçamento pelo WhatsApp




Leia também...

Como avaliar um imóvel ?
Como avaliar um imóvel ?

Você já se perguntou como avaliar um imóvel? Saiba que existem critérios para se fazer uma avaliação imob...

Ler tudo
Como baixar o IPTU 2022 de seu imóvel ?
Como baixar o IPTU 2022 de seu imóvel ?

Entenda como é calculado e como baixar o valor do IPTU 2022 de seu imóvel. Confira a Dica Exclusiva de co...

Ler tudo
Como é feita a avaliação de um terreno ?
Como é feita a avaliação de um terreno ?

Precisando comprar ou vender seu terreno? Descubra já qual a importância de uma avaliação de imóveis: com...

Ler tudo

Compartilhe nas Redes Sociais...

Cadastre-se para receber as novidades!

Você precisa de uma avaliação de imóvel técnica, feita por um perito?
Você precisa de uma avaliação de imóvel técnica, feita por um perito?
Nero Perícias