Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito ?

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito

Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito

Curioso para saber como é feita uma avaliação de imóvel por escrito? Você já deve ter uma ideia de como o laudo técnico de avaliação de imóveis é importante e muito usado em diversas situações envolvendo, inclusive, instituições financeiras e também processos jurídicos. Ela também pode ser usada para determinar qual é o valor do imóvel sendo avaliado. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!

É muito comum a procura por uma avaliação de imóveis para saber quanto vale determinada propriedade no mercado de compra e venda de imóveis. Mas você sabia que a avaliação de imóveis também tem o papel fundamental de assegurar quando há direitos sendo desrespeitados?

perito avaliador de imóveis

Já que o laudo garante a manutenção desses direitos, ele assegura o cumprimento deles. Uma vez que, em uma situação qualquer, não haja a presença desse documento, esses direitos podem facilmente ser desconsiderados.

Vale lembrar que a avaliação de imóveis deve ser realizada por profissionais competentes e com o conhecimento técnico e específico necessário. O avaliador de imóveis deve seguir detalhadamente a Norma ABNT NBR 14.653.

Ao final da avaliação, o profissional deve emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica, também chamado de laudo de avaliação. Este artigo foi escrito para te ajudar a entender melhor como fazer uma avaliação de imóvel por escrito. Vamos lá!

Como é feito um laudo de avaliação?

Como dissemos anteriormente, nas avaliações de imóveis em todo o país, o avaliador imobiliário deve seguir a Norma ABNT NBR 14.653. Nessa norma, também estão as regras para a elaboração dos laudos de avaliação mercadológica. Por exemplo, quais procedimentos o avaliador deve seguir, quais detalhes têm que ser levados em conta na avaliação, e o que deve ser escrito no documento final.

Mas o que exatamente é um laudo de avaliação de imóvel? Esse documento contém, de forma bem detalhada, todos os procedimentos seguidos pelo avaliador para chegar até o valor de mercado do imóvel. Ele é usado, principalmente, para determinar o valor mercadológico de uma propriedade de qualquer tipo.

O avaliador que irá emitir esse laudo deve seguir alguns requisitos. O profissional deve ter o curso de avaliação e deve estar cadastrado no CNAI, que é o cadastro nacional de avaliadores imobiliários.

O que está escrito em um laudo de avaliação ?

avaliacao de imoveis por escrito

Ao mesmo tempo em que o laudo de avaliação técnica é importante para a compra e venda de imóveis, ele também é necessário em ações judiciais e ações como, por exemplo, a divisão de bens (inventário). Portanto, esse documento precisa ter sido emitido por um profissional que conheça muito bem a norma regulamentadora, para conter todos os detalhes da avaliação de imóveis realizada.

No laudo de avaliação técnica, consta todos os aspectos do imóvel que foram analisados pelo profissional e que influenciam no valor mercadológico do imóvel. O avaliador compara essas características com outros imóveis que também as possuem. Ou seja, ele compara imóveis com características semelhantes para chegar a um valor real para a propriedade.

Entre os dados encontrados em um laudo de avaliação, podemos citar, por exemplo:

  • Metodologia aplicada na avaliação;
  • Descrição e documentação do imóvel;
  • Cálculos realizados;
  • Características da vizinhança;
  • Grau de precisão;
  • Tamanho e tipo de acabamento do imóvel;
  • Estado de conservação;
  • Quais as áreas comuns;
  • Caso se trate de apartamento, elevadores e apartamentos por pavimento;
  • Proximidade a pontos relevantes da cidade.

Por que fazer uma avaliação de imóveis?

Como você pode observar, a avaliação de imóveis é um procedimento muito importante em diversas situações. Isso porque a avaliação de imóveis traz inúmeros benefícios. Entre eles, podemos destacar dois motivos principais pelos quais as pessoas procuram tanto a avaliação de imóveis.

O primeiro deles é o aumento do poder de negociação. Tanto quem vende quanto o comprador só tem a ganhar na negociação quando sabem o valor real do imóvel e quais fatores o valorizam e o desvalorizam no mercado.

Normalmente, o que se leva em conta na hora da negociação são características superficiais do imóvel, que acabam não sendo o suficiente para determinar o valor dele com exatidão. Como, por exemplo, a quantidade de cômodos e a metragem do local.

Ao apenas considerar esses detalhes superficiais, as chances de ser enganado quanto ao preço real do imóvel e sair no prejuízo são grandes. Ou seja, o imóvel pode estar com um preço muito menor ou muito maior do que ele realmente vale.

Por isso, para ter mais segurança em suas negociações, a melhor opção é realizar uma avaliação de imóveis com uma empresa de avaliação imobiliária confiável. Assim, você pode fazer o seu negócio com muito mais segurança.

Em segundo lugar, temos as questões judiciais e relacionadas à legislação. A avaliação de imóveis é frequentemente utilizada nesses processos. Seja em inventários, disputas judiciais, heranças, impugnação de laudos ou em outros processos, possuir um documento com validade legal significa ter muito mais segurança.

Além disso, é importante mencionar que os tributos que pagamos pelas nossas propriedades são baseados no preço de venda deles. Portanto, não é incomum que os valores pagos nos tributos não estejam de acordo com o valor real do imóvel, causando prejuízos ao proprietário. Isso pode ser evitado com uma avaliação de imóveis determinando o real valor mercadológico de imóvel.

Onde contratar uma empresa de avaliação de imóveis?

Onde contratar uma empresa de avaliação de imóveis

Antes de contratar os serviços de um avaliador de imóveis, é recomendado que você busque por uma empresa confiável e com experiência para avaliar seu imóvel e emitir os laudos de avaliação. Procure saber se a empresa possui avaliadores qualificados e responsáveis, que sejam credenciados ao CNAI.

A Nero Avaliação de Imóveis SP oferece um dos melhores serviços de avaliação de imóveis de São Paulo. Os peritos imobiliários são extremamente capacitados e garantem a legalidade e a autenticidade em seus Laudos de Avaliação Mercadológica.

Se você precisa de uma avaliação de imóveis, não deixe de conferir todas as vantagens e a segurança que a Nero Avaliação de Imóveis SP tem a oferecer para você!

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso enviando uma mensagem pelo WhatsApp; basta clicar na imagem abaixo.

Solicitar Orçamento!

Seja avisado sempre que postarmos novos Artigos aqui no Blog, além de Dicas e Promoções de nossos Cursos. (é Grátis!)

100% livre de spam. Fique tranquilo.

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Neri Avaliação de Imóveis

A Nero Avaliação de Imóveis SP é uma empresa especializada em Avaliação de Imóveis técnica, imparcial, de acordo com norma da ABNT e feita por perito avaliador de imóvel. Laudo com Validade Judicial.

Endereço São Paulo

Avenida Paulista, 726, 17º Andar, conjunto 1707 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01310-910