Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito ?

como fazer uma avaliacao de imovel por escrito

Curioso para saber como é feita uma avaliação de imóvel por escrito? Você já deve ter uma ideia de como o laudo técnico de avaliação de imóveis é importante e muito usado em diversas situações envolvendo, inclusive, instituições financeiras e também processos jurídicos. Ela também pode ser usada para determinar qual é o valor do imóvel sendo avaliado. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!

É muito comum a procura por uma avaliação de imóveis para saber quanto vale determinada propriedade no mercado de compra e venda de imóveis. Mas você sabia que a avaliação de imóveis também tem o papel fundamental de assegurar quando há direitos sendo desrespeitados?

Já que o laudo garante a manutenção desses direitos, ele assegura o cumprimento deles. Uma vez que, em uma situação qualquer, não haja a presença desse documento, esses direitos podem facilmente ser desconsiderados.

Vale lembrar que a avaliação de imóveis deve ser realizada por profissionais competentes e com o conhecimento técnico e específico necessário. O avaliador de imóveis deve seguir detalhadamente a Norma ABNT NBR 14.653.

Ao final da avaliação, o profissional deve emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica, também chamado de laudo de avaliação. Este artigo foi escrito para te ajudar a entender melhor como fazer uma avaliação de imóvel por escrito. Vamos lá!

Como é feito um laudo de avaliação?

Como dissemos anteriormente, nas avaliações de imóveis em todo o país, o avaliador imobiliário deve seguir a Norma ABNT NBR 14.653. Nessa norma, também estão as regras para a elaboração dos laudos de avaliação mercadológica. Por exemplo, quais procedimentos o avaliador deve seguir, quais detalhes têm que ser levados em conta na avaliação, e o que deve ser escrito no documento final.

Mas o que exatamente é um laudo de avaliação de imóvel? Esse documento contém, de forma bem detalhada, todos os procedimentos seguidos pelo avaliador para chegar até o valor de mercado do imóvel. Ele é usado, principalmente, para determinar o valor mercadológico de uma propriedade de qualquer tipo.

O avaliador que irá emitir esse laudo deve seguir alguns requisitos. O profissional deve ter o curso de avaliação e deve estar cadastrado no CNAI, que é o cadastro nacional de avaliadores imobiliários.

O que está escrito em um laudo de avaliação ?

avaliacao de imoveis por escrito

Ao mesmo tempo em que o laudo de avaliação técnica é importante para a compra e venda de imóveis, ele também é necessário em ações judiciais e ações como, por exemplo, a divisão de bens (inventário). Portanto, esse documento precisa ter sido emitido por um profissional que conheça muito bem a norma regulamentadora, para conter todos os detalhes da avaliação de imóveis realizada.

No laudo de avaliação técnica, consta todos os aspectos do imóvel que foram analisados pelo profissional e que influenciam no valor mercadológico do imóvel. O avaliador compara essas características com outros imóveis que também as possuem. Ou seja, ele compara imóveis com características semelhantes para chegar a um valor real para a propriedade.

Entre os dados encontrados em um laudo de avaliação, podemos citar, por exemplo:

  • Metodologia aplicada na avaliação;

  • Descrição e documentação do imóvel;

  • Cálculos realizados;

  • Características da vizinhança;

  • Grau de precisão;

  • Tamanho e tipo de acabamento do imóvel;

  • Estado de conservação;

  • Quais as áreas comuns;

  • Caso se trate de apartamento, elevadores e apartamentos por pavimento;

  • Proximidade a pontos relevantes da cidade.

Por que fazer uma avaliação de imóveis?

Como você pode observar, a avaliação de imóveis é um procedimento muito importante em diversas situações. Isso porque a avaliação de imóveis traz inúmeros benefícios. Entre eles, podemos destacar dois motivos principais pelos quais as pessoas procuram tanto a avaliação de imóveis.

O primeiro deles é o aumento do poder de negociação. Tanto quem vende quanto o comprador só tem a ganhar na negociação quando sabem o valor real do imóvel e quais fatores o valorizam e o desvalorizam no mercado.

Normalmente, o que se leva em conta na hora da negociação são características superficiais do imóvel, que acabam não sendo o suficiente para determinar o valor dele com exatidão. Como, por exemplo, a quantidade de cômodos e a metragem do local.

Ao apenas considerar esses detalhes superficiais, as chances de ser enganado quanto ao preço real do imóvel e sair no prejuízo são grandes. Ou seja, o imóvel pode estar com um preço muito menor ou muito maior do que ele realmente vale.

Por isso, para ter mais segurança em suas negociações, a melhor opção é realizar uma avaliação de imóveis com uma empresa confiável. Assim, você pode fazer o seu negócio com muito mais segurança.

Em segundo lugar, temos as questões judiciais e relacionadas à legislação. A avaliação de imóveis é frequentemente utilizada nesses processos. Seja em inventários, disputas judiciais, heranças, impugnação de laudos ou em outros processos, possuir um documento com validade legal significa ter muito mais segurança.

Além disso, é importante mencionar que os tributos que pagamos pelas nossas propriedades são baseados no preço de venda deles. Portanto, não é incomum que os valores pagos nos tributos não estejam de acordo com o valor real do imóvel, causando prejuízos ao proprietário. Isso pode ser evitado com uma avaliação de imóveis determinando o real valor mercadológico de imóvel.

Onde contratar uma empresa de avaliação de imóveis?

Antes de contratar os serviços de um avaliador de imóveis, é recomendado que você busque por uma empresa confiável e com experiência para avaliar seu imóvel e emitir os laudos de avaliação. Procure saber se a empresa possui avaliadores qualificados e responsáveis, que sejam credenciados ao CNAI.

A Nero Avaliação de Imóveis SP oferece um dos melhores serviços de avaliação de imóveis de São Paulo. Os peritos imobiliários são extremamente capacitados e garantem a legalidade e a autenticidade em seus Laudos de Avaliação Mercadológica.

Se você precisa de uma avaliação de imóveis, não deixe de conferir todas as vantagens e a segurança que a Nero Avaliação de Imóveis SP tem a oferecer para você!

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso enviando uma mensagem pelo WhatsApp; basta clicar na imagem abaixo.

Clique aqui p/ Solicitar Orçamento pelo WhatsApp




Leia também...

Como avaliar um imóvel ?
Como avaliar um imóvel ?

Você já se perguntou como avaliar um imóvel? Saiba que existem critérios para se fazer uma avaliação imob...

Ler tudo
Como baixar o IPTU 2022 de seu imóvel ?
Como baixar o IPTU 2022 de seu imóvel ?

Entenda como é calculado e como baixar o valor do IPTU 2022 de seu imóvel. Confira a Dica Exclusiva de co...

Ler tudo
Como é feita a avaliação de um terreno ?
Como é feita a avaliação de um terreno ?

Precisando comprar ou vender seu terreno? Descubra já qual a importância de uma avaliação de imóveis: com...

Ler tudo

Compartilhe nas Redes Sociais...

Cadastre-se para receber as novidades!

Você precisa de uma avaliação de imóvel técnica, feita por um perito?
Você precisa de uma avaliação de imóvel técnica, feita por um perito?
Nero Perícias