Quem pode fazer uma avaliação de imóvel ?

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Quem pode fazer uma avaliação de imóvel

Quem pode fazer uma avaliação de imóvel ?

Quem pode fazer uma avaliação de imóvel

A avaliação de imóveis é muito importante na valorização da propriedade. Pouca gente sabe, mas uma avaliação de imóveis, além de trazer o justo valor de mercado do bem, também ajuda a identificar se toda a documentação do imóvel se encontra em dia. Se você quer conhecer mais sobre o assunto e descobrir quem pode fazer uma avaliação de imóveis, é só continuar lendo!

Caso você esteja negociando um imóvel, não deixe de conferir todas as vantagens que uma avaliação de imóveis pode te oferecer. A avaliação é essencial, seja você comprador, vendedor ou esteja pensando em alugar uma propriedade. Desse modo, você terá a garantia de que está fazendo um bom negócio, uma negociação segura e transparente e de que todos os processos estão na legalidade.

empresa de avaliação de imóveis para partilha de bens

A avaliação calcula o valor de mercado da propriedade: casas, apartamentos, prédios comerciais e industriais, terrenos, etc. Esse procedimento segue normas técnicas rigorosas e, por isso, pode emitir um laudo com validade legal. Para isso, o profissional deve estar devidamente capacitado.

Em primeiro lugar, o perito ou avaliador de imóveis deve possuir registro no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, o CNAI. Porém, esse não é o único requisito. Para saber mais, confira a seguir.

O que é uma avaliação de imóveis?

Devemos lembrar que nem todo profissional sabe como fazer avaliação de um imóvel para venda e/ou está apto para realizar esse trabalho. Tanto o procedimento de avaliação quanto o de confecção do laudo pericial estão estipulados nas regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Isso é crucial para que o laudo seja aceito legalmente. Por isso é tão importante conhecer bem o profissional que realizará a avaliação de imóveis.

Além disso, os avaliadores irão realizar uma análise minuciosa de diversos detalhes do imóvel, para chegar a um valor final preciso do imóvel. Dentre as características avaliadas, estão:

  • Condição da estrutura: rachaduras ou fissuras nas paredes;
  • Idade do imóvel;
  • Janelas, forros e telhados;
  • Existência de infiltrações ou vazamentos;
  • Documentação
  • Estado da pintura do imóvel;

As normas da ABNT regulamentam como devem ocorrer as avaliações de imóveis em todo o país. O perito deve seguir especificamente as NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3, 14.653-4. Por isso, os peritos ou avaliadores devem ser credenciados ao CNAI, e possuir o COFECI como órgão regulamentador, em sua resolução 1.066/07.

Desse modo, o profissional pode emitir o laudo de avaliação, também chamado de parecer técnico de avaliação mercadológica. Esse documento é necessário nos procedimentos jurídicos, por ter validade legal.

Quem pode fazer uma avaliação de imóveis?

empresa de avaliacao de imoveis em sao paulo

Esses profissionais são chamados de peritos ou avaliadores de imóveis. Apenas esses dois profissionais têm a formação e os conhecimentos técnicos necessários para realizar uma avaliação de imóveis e emitir um laudo de avaliação preciso e com validade legal.

Além de definir como devem acontecer as avaliações de imóveis no Brasil, a Norma da ABNT NBR 14.653 também detalha todos os processos que o profissional deve seguir para realizar a avaliação. Alguns desses procedimentos, são:

  • A elaboração do laudo de avaliação;
  • Os arredondamentos dos valores;
  • Os cálculos específicos;
  • A coleta de amostras;
  • A homogeneização dessas amostras.

Não se esqueça: quem está qualificado para realizar essas análises são somente os peritos avaliadores registrados no CNAI! Eles estão legalmente autorizados a assinar os laudos de avaliação de imóveis e avaliar o imóvel corretamente.

Como esses profissionais podem atuar?

Os peritos avaliadores de imóveis podem atuar em uma variedade imensa de processos. Por exemplo, atender as solicitações de proprietários particulares, advogados, empresas, imobiliárias e também órgãos públicos. Além disso, eles também auxiliam em assistências técnicas judiciárias.

Algumas das situações nas quais esses profissionais atuam, são:

  • Vistorias;
  • Indenizações,
  • Impugnação de laudos;
  • Atualizações patrimoniais;
  • Desapropriações de imóveis;
  • Manutenções e reintegrações de posse;
  • Planejamentos tributários;
  • Fusões e cisões de empresas;
  • Renovações de locação;

Como posso contratar um perito avaliador de imóveis?

empresa de avaliação de imóveis SP

Na hora de contratar um serviço tão sério como a avaliação de imóveis, confie em empresas competentes, com ampla experiência no mercado. Ela deve ter profissionais devidamente credenciados, que possuam todos os conhecimentos na área para emitir um laudo confiável e garantir uma avaliação eficaz.

A Nero Avaliação de Imóveis SP pode te garantir tudo isso! A Nero é uma empresa de avaliação de imóveis em São Paulo que atua em todo o estado de São Paulo. Nossos peritos são altamente qualificados para fornecer laudos de avaliação de imóveis em conformidade com as normas da ABNT.

Os laudos emitidos pelos nossos profissionais podem ser usados inclusive em procedimentos jurídicos e poderá ser usado em diversas situações, de acordo com a sua necessidade.

Tudo isso realizado por profissionais éticos e comprometidos com a excelência de seus trabalhos, pois sabemos o valor da confiabilidade de cada um de nossos clientes. Por isso, nosso objetivo é transmitir segurança e tranquilidade a todos os que precisam de um serviço tão importante quanto uma avaliação de imóveis.

Não deixe de entrar em contato conosco e conferir todas as vantagens de uma avaliação de imóveis na Nero Avaliação de Imóveis SP!

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso enviando uma mensagem pelo WhatsApp; basta clicar na imagem abaixo.

Solicitar Orçamento!

Seja avisado sempre que postarmos novos Artigos aqui no Blog, além de Dicas e Promoções de nossos Cursos. (é Grátis!)

100% livre de spam. Fique tranquilo.

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Neri Avaliação de Imóveis

A Nero Avaliação de Imóveis SP é uma empresa especializada em Avaliação de Imóveis técnica, imparcial, de acordo com norma da ABNT e feita por perito avaliador de imóvel. Laudo com Validade Judicial.

Endereço São Paulo

Avenida Paulista, 726, 17º Andar, conjunto 1707 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01310-910