Avaliador de imoveis

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
avaliador de imoveis

Avaliador de Imoveis

avaliador de imoveis

O avaliador de imoveis, também chamado de perito avaliador de imóveis ou perito imobiliario, tem grande importância na sociedade, visto que seu trabalho é muito requisitado em muitas transações comerciais e financeiras do dia a dia.

Neste artigo abordaremos tudo sobre este profissional: o que é, o que faz, quanto cobra por seus serviços, onde contratar e muito mais. Boa leitura!

Contrate um Avaliador de Imoveis clicando aqui

O que é um avaliador de imóveis

avaliador de imóveis

O avaliador de imóveis é o profissional que está apto a avaliar um imóvel de forma técnica, justa e imparcial.

O perito de imoveis está apto a avaliar qualquer tipo de imóvel, seja ele urbano ou rural.

Avaliador de imoveis judicial: o que é ?

avaliador de imoveis judicial

O perito avaliador de imóveis judicial é como é chamado o avaliador imobiliário que está fazendo uma avaliação de imóvel que servirá de prova em um processo judicial.

Este perito, durante este trabalho, está a serviço da justiça e, portanto, foi nomeado por um juiz para atuar como perito judicial neste processo.

Em geral os processos judiciais que necessitam de avaliação imobiliária como prova são: processos de partilha de bens, processos de inventário, processos que envolvem leilão de imóveis dentre outros.

Contrate um Perito Avaliador de Imóveis Judicial clicando aqui

Perito avaliador de imoveis: o que faz ?

O perito avaliador de imóveis, ou simplesmente avaliador de imóveis, faz a avaliação de imóveis de forma técnica, em conformidade com a Norma da ABNT Nbr 14653 [1] para diversas finalidade, como venda, locação, arrematação (leilão), etc.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Quanto cobra um avaliador de imovel?

avaliador de imovel

O valor do serviço de um avaliador perito de imoveis varia de acordo com a complexidade do imóvel a ser avaliado.

Imóveis mais complexos como galpões industriais e fazendas obviamente tem o custo de avaliação maiores do que imóveis mais simples como terrenos e apartamentos.

Para saber quanto custa uma avaliação feita por perito imobiliário clique no botão abaixo.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Como é feita a avaliação por um Perito Avaliador de Imoveis ?

A avaliação de imóvel feita por um perito avaliador de imoveis é feita a partir de imóveis paradigmas, que são imóveis semelhantes ao que será avaliado e que se encontram à venda (ou locação, a depender da finalidade da avaliação) no mercado.

O perito imobiliário, a partir destes paradigmas, deve fazer a homogeneização das amostras e, em seguida, os cálculos necessários para se chegar ao valor de avaliação do imóvel.

Todos estes procedimentos, como já comentado, devem ser feitos em conformidade com a Norma da ABNT Nbr 14.653, o que garante uma avaliação imobiliária justa, fiel e isenta.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Tem diferença entre a avaliação de imóveis feita por um Perito Avaliador de Imóveis e a avaliação feita por um corretor de imóveis ?

Sim, a avaliação de imóveis feita por um corretor de imóveis que não é perito é uma avaliação a nível expedito, ou seja, mais subjetiva, calculada na experiência deste profissional em relação ao comportamento do mercado em determinada região.

Explicando melhor: o corretor de imóveis que não tem formação pericial irá fazer um calculo aproximado do valor do imóvel levando em consideração apenas o valor médio de metro quadrado da região.

Já o perito avaliador de imóveis considera diversos outros fatores de homogeneização dos cálculos, como padrão construtivo, estado de conservação das benfeitorias, quantidade de frentes do imóvel, testada, profundidade do terreno, aclividade ou declividade e muitos outros.

A avaliação de imóvel feita por um perito imobiliário é ujma avaliação técnica, feita a partir de imóveis amostrais (os paradigmas!) e em conformidade com a Norma da ABNT.

Em resumo, a avaliação feita por um perito de imóvel é mais precisa.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Para que serve o laudo feito por uma avaliador de imóvel

O laudo de avaliação ou PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Imobiliária – serve para diversas finalidades, dentre elas:

  • apurar o valor de uma garantia bancária;
  • determinar o valor de um imóvel para contratação de um seguro patrimonial;
  • atualizar o valor do patrimônio de uma pessoa ou empresa;
  • reestruturar uma sociedade empresarial;
  • apurar o valor de liquidação forçada para levar um imóvel a leilão;
  • determinar o valor de compra e venda numa negociação;
  • e muitos outros.

 

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Quem pode ser avaliador de imoveis

Uma dúvida muito comum e que você deve se preocupar quando for contratar este tipo de serviço é: quem pode ser avaliador de imóveis.

Pois bem, se você deseja contratar uma avaliação técnica e imparcial, em conformidade com a Norma da Abnt, somente 3 tipos de profissionais podem fazer a avaliação imobiliária: o engenheiro civil, o arquiteto e o corretor de imóveis que fez um curso específico para avaliar imóveis em conformidade com a ABNT e, por isso, possui o CNAI.

Destes 3 profissionais que pode fazer a avaliação imobiliária o mais indicado é o avaliador corretor de imóveis, que possui o CNAI.

Isto porque além de ser profundo conhecedor do mercado imobiliário por ele possui o CNAI, esta é a garanti que ele tem a formação em avaliação de imóveis em conformidade coma ABNT.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Como ser um Avaliador de Imoveis ?

avaliador imoveis
avaliador imoveis

Para ser um avaliador de imóveis a primeira coisa é fazer um curso de técnico de transações imobiliárias para, depois de concluído, tirar o CRECI [2].

Com o CRECI em mãos,o próximo passo é fazer um curso de avaliação de imóveis em conformidade com a Norma da ABNT Nbr 14.653.

Concluído o curso de avaliação de imóveis, o próximo passo é entrar em contato com o COFECI [3] para, então, solicitar o CNAI.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Onde trabalhar como avaliador imobiliario

O campo de trabalho do avaliador imobiliário é bem extenso.

Um das possibilidades é trabalhar em instituições bancárias como bancos e Fintechs, fazendo avaliação de imóveis para operações de crédito, como Home Equity, por exemplo.

Outra opção de trabalho é trabalhar como avaliador imobiliario de empresas de leilão: todo imóvel que vai a leilão deve ser avaliado por um profissional da área.

Outra opção de trabalho para o avaliador de imoveis é atuar como perito judicial, fazendo avaliação para a justiça ou mesmo como assistente técnico imobiliário, que é o perito da parte de um processo judicial que envolve uma disputa imobiliária.

Enfim, são muitos os campos de trabalho do avaliador de imóvel.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Onde contratar um avaliador de imóveis profissional ?

Se você está na dúvida de onde contratar um avaliador de imóveis profissional saiba que a Nero SP é uma das empresas mais conceituadas no setor.

A Nero SP possui uma equipe de peritos avaliadores altamente capacitados e com vasta experiência em avaliação de imóveis em conformidade com a Norma da ABNT Nbr 14.653.

Os peritos imobiliários da NERO SP fazem avaliação de imóveis em são paulo e todo o restante do Brasil, atuando tanto na esfera judicial como extrajudicial.

Solicite agora mesmo um orçamento, sem compromisso, clicando no botão abaixo.

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Como é o serviço feito por um avaliador imobiliário da Nero SP

avaliador imobiliário

  • Os avaliadores da NERO SP fazer a avaliação dos imóveis de forma Técnica e imparcial, de acordo com a Norma da ABNT NBR 14.653;
  • Os avaliadores imobiliários da NERO SP emitem o Laudo de Avaliação com Validade Judicial;
  • Os avaliadores da NERO SP são altamente capacitados e possuem cadastro no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis).
  • Os peritos avaliadores da NERO SP possuem vasta experiência na atuação como Perito Assistente em processos Judiciais, com formulação de quesitos e acompanhamento de perícia judicial.

 

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

Quais os tipos de imóveis que os avaliadores da Nero SP avaliam ?

Os avaliadores da NERO SP avaliam qualquer tipo de imóvel:

  • Imóveis residenciais urbanos, como casas, apartamentos, terrenos, etc
  • Imóveis comerciais urbanos como lojas, salões comerciais, salas comerciais, etc
  • Imóveis industriais
  • Imóveis rurais

 

Contrate um Avaliador de Imóveis clicando aqui

 

Referências:

[1] – Norma da ABNT Nbr 14653

[2] – CRECI – Entenda mais sobre o que é e o que faz o CRECI.

[3] – COFECI – Conheça mais sobre o COFECI clicando aqui.

Seja avisado sempre que postarmos novos Artigos aqui no Blog, além de Dicas e Promoções de nossos Cursos. (é Grátis!)

100% livre de spam. Fique tranquilo.

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Neri Avaliação de Imóveis

A Nero Avaliação de Imóveis SP é uma empresa especializada em Avaliação de Imóveis técnica, imparcial, de acordo com norma da ABNT e feita por perito avaliador de imóvel. Laudo com Validade Judicial.

Endereço São Paulo

Avenida Paulista, 726, 17º Andar, conjunto 1707 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01310-910