Como se faz uma avaliação de um imóvel ?

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Como se faz uma avaliação de um imóvel

Quer saber como se faz uma avaliação de um imóvel? Leia mais e descubra tudo sobre o assunto!

Como se faz uma avaliação de um imóvel

avaliação de imóveis é indispensável para quem deseja comprar ou vender imóveis. Ao descobrir o preço de mercado de um imóvel, dá para saber até quanto vale a pena pagar por um imóvel. O proprietário também se beneficia, pois com o preço de venda mais próximo do real valor de mercado, o bem será vendido muito mais rápido: nem muito acima e nem muito abaixo do valor real do imóvel.

Em todo caso, é muito importante saber quanto vale o seu imóvel no mercado. Além disso, a avaliação de imóveis também ajuda o proprietário a detectar detalhes que apenas um especialista poderia saber, o que evita muitas situações problemáticas.

perito avaliador de imóveis

Caso precise avaliar seu terreno, casa, apartamento, ou qualquer tipo de imóvel, os avaliadores de imóveis estão aí para ajudar! Antes de optar por comprar ou vender um imóvel, a avaliação é essencial para que você tenha mais segurança, sabendo qual é o valor de mercado da propriedade e também muitas outras informações importantes sobre ela.

Para que você descubra quanto o mercado está disposto a pagar pelo seu imóvel, deve realizar uma avaliação de imóvel. Os responsáveis por realizar essa avaliação são os peritos e avaliadores. É importante lembrar que apenas esses profissionais podem emitir o laudo de avaliação do imóvel.

No laudo, encontramos não apenas o valor de mercado obtido pelo profissional, mas também todos os detalhes que levaram ao cálculo do valor final do imóvel. Esse laudo é muito utilizado em operações financeiras e também essencial em processos judiciais.

Assim, se você quer saber como se faz uma avaliação de um imóvel, confira já este artigo!

O que é um laudo de avaliação de imóvel?

O laudo de avaliação de imóveis é um documento que contém o valor mercadológico da propriedade avaliada. Além disso, ele contém diversas informações relevantes, como o detalhamento de todas as variáveis que levaram o avaliador a chegar até o valor final. Então, esse documento é essencial em diversas situações, como, por exemplo:

  • Operações de compra e venda de imóveis;
  • Aluguéis;
  • Desapropriações;
  • Processos judiciais relacionados ao imóvel;
  • Partilhas de bens;
  • Garantias bancárias;
  • Assistência técnica em perícias judiciais e extrajudiciais.

Ou seja, esse laudo tem validade legal em processos judiciais. Para emitir esse laudo, apenas sendo um perito ou um avaliador de imóveis. Além disso, é preciso estar cadastrado no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários).

Esse documento é usado em negociações, dando mais segurança para ambas as partes. Por meio dele, o comprador terá certeza de que o preço do imóvel está de acordo com o valor de mercado. Já o comprador pode estipular um preço que permita uma venda mais rápida, recebendo um valor justo pelo imóvel.

Como se faz uma avaliação de imóveis?

avaliacao de um imovel

Antes de mais nada é preciso saber quem faz avaliação de imóveis: para se realizar uma avaliação de imóveis, é preciso que o profissional, o perito avaliador de imóveis, cumpra alguns requisitos. Isso porque o avaliador deve ter todos os conhecimentos necessários para emitir um laudo de avaliação de imóveis de acordo com as regras vigentes.

Os avaliadores devem seguir as normas ABNT NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14,653-3 3 14.653-4. São essas normas as responsáveis por determinar como devem ocorrer as avaliações de imóveis no Brasil.

Entre as regras contidas nas normas ABNT, estão alguns pontos importantes que o avaliador levará em conta durante a avaliação do imóvel. Podemos citar alguns exemplos:

  • Localização;
  • Documentação;
  • Acabamento;
  • Parte elétrica/hidráulica;
  • Estrutura do imóvel;
  • Situação do Revestimento

ptam parecer tecnico de avaliacao mercadologica

Além desses e de outros aspectos que serão avaliados no imóvel, a Norma ABNT também estabelece detalhadamente como essa avaliação deve ocorrer. O avaliador deve coletar amostras do imóvel e homogeneizar essas amostras. Em seguida, o documento orienta como calcular os valores e realizar o arredondamento deles. Por fim, o profissional deve seguir as regras contidas no documento para elaborar o laudo final.

Só depois de todo esse processo o avaliador de imóveis elabora o parecer técnico de avaliação mercadológica, documento com validade legal, usado, inclusive, em processos jurídicos.

Onde contratar um avaliador de imóveis?

Onde contratar um avaliador de imóveis

Caso você esteja precisando de uma avaliação em seu imóvel, seja ele uma casa, um apartamento, um terreno, um imóvel comercial ou industrial, tudo o que você precisa é de profissionais sérios e competentes, que possam te oferecer mais segurança em suas negociações.

Dessa forma, você terá em mãos um laudo confiável, que segue todas as normas técnicas, e poderá contar com um valor mercadológico preciso para o seu imóvel. Para isso, apenas confie em empresas responsáveis e com experiência no mercado.

A Nero Avaliação de Imóveis SP pode lhe oferecer tudo isso. Nossos Peritos são profissionais credenciados ao CNAI, com competência para cumprir todas as exigências da Norma ABNT NBR 14.653 na avaliação de imóveis e na produção de laudos de avaliação mercadológica com validade jurídica.

Sabemos da importância que uma avaliação de imóveis possui. Esse é um trabalho que deve ser realizado sempre com muita atenção para garantir a excelência do serviço prestado. A Nero Avaliação de Imóveis SP te oferece toda a segurança e tranquilidade que você precisa!

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso enviando uma mensagem pelo WhatsApp; basta clicar na imagem abaixo.

Solicitar Orçamento!

Seja avisado sempre que postarmos novos Artigos aqui no Blog, além de Dicas e Promoções de nossos Cursos. (é Grátis!)

100% livre de spam. Fique tranquilo.

Compartilhar...

Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Neri Avaliação de Imóveis

A Nero Avaliação de Imóveis SP é uma empresa especializada em Avaliação de Imóveis técnica, imparcial, de acordo com norma da ABNT e feita por perito avaliador de imóvel. Laudo com Validade Judicial.

Endereço São Paulo

Avenida Paulista, 726, 17º Andar, conjunto 1707 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01310-910