Quem faz avaliação de imóveis?

É comum surgirem diversas dúvidas sobre a avaliação de imóveis bem quando mais precisamos contratar esse serviço. Quem faz a avaliação de imóveis? Continue lendo e descubra!

quem faz avaliacao de imoveis

A avaliação de imóveis é essencial nas situações que exigem um cálculo preciso do valor de um imóvel. Esse valor é chamado de valor mercadológico e, para obter esse valor, é necessário um profissional imparcial, que saiba aplicar as técnicas certas para se chegar a um valor justo.

Isso é importante pois caso o proprietário decida por um preço muito maior do que o valor de mercado em um imóvel, acabará tornando a sua venda um processo muito mais demorado. Nesse tempo, o imóvel acaba desvalorizando muito antes que o proprietário consiga vendê-lo.

Já no caso do preço do imóvel estar muito abaixo do valor de mercado, o proprietário do imóvel sai no prejuízo, claro. Por isso é importante optar pelo profissional mais recomendado para realizar a avaliação de imóveis.

Assim, deve-se escolher muito bem quem irá realizar a avaliação em seu imóvel. O ideal é que o profissional faça uma avaliação detalhada e técnica, que o possibilite chegar a um valor realmente condizente com a realidade. Saber quem faz avaliação de imóveis é essencial para escolher um especialista que realmente entenda do assunto.

Neste artigo, reunimos diversas informações importantes sobre a avaliação de imóveis para você!

Quando fazer uma avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis pode determinar com precisão qual o valor mercadológico de um bem imóvel. Os imóveis em questão podem ser rurais, urbanos, industriais ou comerciais. Existem muitas situações nas quais a avaliação de imóveis é necessária. Isso porque o valor mercadológico do imóvel é essencial em operações no mercado imobiliário e também perante questões judiciais.

Essa avaliação é uma tarefa que deve ser realizada com muita responsabilidade e competência. Uma vez que determinar o valor de um imóvel com exatidão é fundamental para negociações justas e processos judiciais.

Por isso é tão importante encontrar profissionais de qualidade: os peritos e os avaliadores de imóveis. Eles possuem os conhecimentos técnicos para avaliar cada imóvel de forma completa, técnica e específica. Os avaliadores também podem emitir um laudo final, para garantir a confiabilidade do seu trabalho.

Esse laudo final, também chamado de Laudo de Avaliação Mercadológica, contém diversas informações sobre o imóvel avaliado. Além de conter o valor final obtido pelo avaliador de imóveis, também lista todas as informações técnicas consideradas pelo profissional para chegar até aquele valor. Tudo isso de forma clara e concisa, para facilitar o entendimento até mesmo de quem não tem nenhum conhecimento na área.

O que é preciso para fazer uma avaliação de imóveis?

perito avaliador de imoveis

Para realizar uma avaliação de imóveis, o avaliador deve respeitar os critérios da Norma ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3, 14.653-4). Os profissionais responsáveis por realizar a avaliação devem ter conhecimentos técnicos e específicos para emitir um laudo com veracidade. Por fim, o avaliador deve emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica, documento com validade legal para procedimentos jurídicos.

A NBR 14.653 descreve como as avaliações de imóveis devem ser feitas em todo o país. Nela, estão todos os procedimentos que o avaliador deve seguir: como ocorrerá a coleta de amostras e a homogeneização delas, quais cálculos devem ser feitos, como devem ser arredondados os valores e como deve ser feito o laudo final.

Esse laudo apenas pode ser elaborado por um perito ou avaliador profissional credenciado, pois oferece validade nas mais variadas situações, não apenas determinando o valor mercadológico do imóvel. As documentações emitidas pelo avaliador devem apresentar a verdade, de forma imparcial e exata.

Quem faz avaliação de imóveis?

Enfim, quem faz avaliação de imóveis? Apenas os peritos avaliadores estão autorizados a fazer uma avaliação de acordo com a Norma ABNT NBR 14.653. Esses profissionais são especialistas na área, e podem assinar os laudos com validade judicial.

Eles selecionam imóveis semelhantes ao bem sendo avaliado, colhendo amostras para, posteriormente, compará-las e chegar a um valor justo para a venda do imóvel. O avaliador de imóveis pode, então, emitir um Laudo Pericial de Avaliação, também chamado de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.

Os avaliadores de imóveis chegam a um valor de mercado do imóvel muito preciso. É porque a avaliação desses profissionais leva em consideração muito mais do que área útil da construção. Alguns dos aspectos do imóvel que os avaliadores verificam antes de calcular o preço final do imóvel são, entre outros:

  • Rachaduras ou outro tipo de danos nas paredes;

  • Infiltrações ou vazamentos;

  • Situação da pintura do imóvel;

  • Idade da construção;

  • Tipos de janelas, forros e telhados;

  • Documentação do imóvel

Por que contratar um avaliador de imóveis?

Caso você esteja precisando de um uma avaliação de imóveis, a melhor opção é contar com a imparcialidade de um avaliador de imóveis. É necessário ter muita atenção e contratar uma empresa séria e com experiência na área para ter certeza que o valor da avaliação condiz com a realidade.

Quanto mais perto o preço do imóvel estiver do valor mercadológico obtido pelo perito avaliador de imóveis, mais rápida será sua venda, garantindo que você faça o melhor negócio possível.

Para realizar uma avaliação de imóveis é preciso ser um profissional credenciado ao CNAI, com o COFECI como órgão regulamentador, na resolução 1.066/07. Apenas os peritos avaliadores de imóveis podem avaliar um imóvel de forma segura, estando de acordo com a Norma ABNT.

Por isso, somente esses profissionais podem assinar os laudos com validade judicial. São eles os responsáveis por realizar trabalhos de vistorias, perícias e avaliações de propriedades imóveis. O objetivo desses profissionais é de realizar avaliações para chegar a um valor justo para o imóvel e, enfim, emitir o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso enviando uma mensagem pelo WhatsApp; basta clicar na imagem abaixo.

Clique aqui p/ Solicitar Orçamento pelo WhatsApp




Leia também...

Como avaliar um imóvel ?
Como avaliar um imóvel ?

Você já se perguntou como avaliar um imóvel? Saiba que existem critérios para se fazer uma avaliação imob...

Ler tudo
Como baixar o IPTU 2022 de seu imóvel ?
Como baixar o IPTU 2022 de seu imóvel ?

Entenda como é calculado e como baixar o valor do IPTU 2022 de seu imóvel. Confira a Dica Exclusiva de co...

Ler tudo
Como é feita a avaliação de um terreno ?
Como é feita a avaliação de um terreno ?

Precisando comprar ou vender seu terreno? Descubra já qual a importância de uma avaliação de imóveis: com...

Ler tudo

Compartilhe nas Redes Sociais...

Cadastre-se para receber as novidades!

Você precisa de uma avaliação de imóvel técnica, feita por um perito?
Você precisa de uma avaliação de imóvel técnica, feita por um perito?
Nero Perícias